A Prefeitura de Contagem, reforçando as ações do município de combate à dengue, chikungunya e zika (arboviroses), intensificou sua ações, também, no recolhimento de veículos abandonados na cidade. A Transcon, em média, tem retirado das vias cinco veículos por dia. Desde julho de 2023, cerca de 115 veículos foram removidos.
Devido ao abandono - o que resulta em deterioração, abertura de fendas, furos e aberturas em geral - os veículos se tornam focos reais de proliferação de doenças. Os veículos abandonados nessas condições podem gerar acúmulo de água parada, criando condições ideais para a reprodução do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Além disso, viram potenciais obstáculos nas vias e podem resultar em acidentes, assim como prejudicar o meio ambiente.
Em atenção a essas questões e, ainda, diante da declaração de situação de emergência em saúde pública em Contagem e ao artigo 279-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Transcon acelerou a remoções de veículos abandonados.
"O veículo abandonado, deteriorado ou acidentado será removido
para o depósito fixado pelo órgão ou entidade competente,
componente do Sistema Nacional de Trânsito,
independentemente da existência de infração à legislação de trânsito,
nos termos da regulamentação do Contran", art. 279-A, CTB
“Diante de um estado de emergência, estamos cumprindo o que determina o Código de Trânsito Brasileiro, para que possamos dar um retorno mais rápido para a população pensando na saúde pública do município”, afirmou a diretora de Operações de Trânsito, Mariele Marília.
O combate à dengue
A Prefeitura de Contagem está realizando uma série de ações para combater o mosquito, tais como a intensificação de visitas dos agentes de endemia às residências, mutirão de Limpezas e Capinas e ações de conscientização à população.
Além do recolhimento de veículos abandonados, a Transcon também presta apoio ao carro do fumacê, que passa nas áreas mais críticas da cidade, pulverizando inseticida para combater o mosquito.
Serviço
A população pode entrar em contato diretamente com a Transcon para fazer sugestões ou reclamações pelos telefones 118, (31) 3329-3390 e (31) 3329-3389